terça-feira, 11 de agosto de 2009

Super Bowl e a Publicidade



Pra quem não sabe o Super Bowl é a final da liga de futebol americano nos Estados Unidos. É o evento de maior audiência da tv americana e também o segundo dia de maior consumo de alimentos, perdendo apenas para o dia de Ação de Graças. Com todos os olhos virados para a final do futebol, artistas de renome fazem questão de participar do evento (já que há um show entre os intervalos do jogo) e claro grandes empresas e anunciantes se voltam para esse dia único.

Em 2004 a partida final foi alvo de grande controvérsia. Justin Timberlake em um momento da performance de "Rock You Body" retirou parte da roupa da cantora Janet Jackson deixando a mostra um de seus seios. Este episódio foi o mais buscado em 2004 no site Google. A Performance pra quem quiser ver.



Sendo esse dia tão importante os comerciais comuns de 30 segundos dão lugar a mega produções de 1, 2 minutos ou mais com efeitos especiais, estrelas de Hollywood, etc. Todo e qualquer aparato que possa chamar atenção, é usado nesse dia. Grandes empresas fazem seus planos de marketing todos voltados para a final do Super Bowl.

Uma informação importante, o comercial de 30 segundos em grandes redes americanas como a ABC e FOX chega a custar mais de 2 milhões de dólares. Façam as contas do investimento se o comercial for exibido em mais de uma rede. Alguns filmes abaixo de comerciais produzidos para o Super Bowl.





A pergunta que eu me faço é: Quando a Publicidade brasileira chega a esse patamar?

2 comentários:

Bruno Sampaio disse...

NUNCA, bee, NUNCA!

Jornalismo Publicitário disse...

Acho que aos publicitários e estudantes dessa arte fica um desafio!... Produzir somos capazes, não temos estrutura e orçamento pra isso!...